Ontem, a uma hora muito pouco própria, acho eu - ( 20.30), e com muito pouca gente... falta de divulgação, falta de interesse? - houve uma reunião com a empresa que irá explorar a central de lamas em São Bartolomeu de Messines.
A empresa veio como mandam as boas praticas mostrar o que de bom e positivo podem trazer para São Bartolomeu de Messines e as vantagens a nível do emprego etc etc...
Trouxeram alguma informação que não seria a mais correcta tal como localização e distâncias de casas, não traziam nem faziam ideia quais seriam os trajectos a utilizar para o transporte das lamas que ficamos a saber por extrapolação que serão duas mil toneladas ano, acrescidas de dez mil toneladas ano de resíduos verdes.
Ficamos a saber que o destino das lamas no máximo até 25% do total do composto a transformar os outros 75% serão resíduos verdes, se destinam a fertilizantes para a agricultura.
Ficamos a saber que as obras foram embargadas, por terem avançado sem licença.
Ficamos a saber que entidades houve que deram pareceres em que alertavam para vários perigos, a empresa disse que corrigiu essas lacunas.
Mas por sugestão minha de pronto seguida pelo senhor Presidente da Junta lá convidamos a Empresa a voltar dia 4/01/2010, pelas 21.00 horas ao edifício da Junta de Freguesia para novo dialogo com a população espero que os interessados acorram e ouçam e ponham as suas incertezas e dúvidas.
O final dos finalmente, estiveram presente três forças politicas nesta reunião a CDU através do Presidente da Junta , do Membro da Assembleia Municipal José Carlos Xavier e da Vereadora Rosa, o PS através do Ex- Presidente da Junta e actual membro da Assembleia de Freguesia José Vítor e do Vereador Fernando Serpa, e o ex candidato à junta pelo Bloco de esquerda, representantes autárquicos da minha família politica, nem a nível da Junta nem a nível da Câmara, o que lamento profundamente.
Até já