Sábado, 4 de Novembro de 2006

a casa da cultura como ela devia ser

 

      

Li, ontem, na imprensa regional, mais propriamente na Voz de Silves, algo que me alegrou. O meu concelho, sim eu sei que não sou de cá, mas considero.me como se fosse, sem renegar as minhas origens , já estou aqui vai para dezassete anos por isso sim, o meu concelho vai ter aberto ao publico um espaço dedicado as artes à cultura.

No dia dois de Fevereiro de 2005 votei favoravelmente uma deliberação juntamente com os vereadores Rogério, Domingos, António Guerreiro, Marco Jóia e Francisco Martins, em que o espaço do antigo matadouro seria utilizado pelo Centro de Estudos Luso-Arabes de Silves, conjuntamente pela Câmara Municipal e pelo organismo a criar Fundação Al Mouatamid Ibn Abbad .

Nessa data votei consciente de duas coisas, que estava a decidir por uma utilização livre e democrática do espaço construído com o dinheiro de todos os contribuintes e, que se esse espaço fosse utilizado pelas três entidades toda a população ganharia.

Lembro-me, também de ter sugerido, que tal espaço poderia albergar os serviços da Assembleia Municipal de Silves, dando-lhe o relevo e a importância que tal órgão merece. Sugestão que não mereceu aceitação, continuo a achar que era um óptimo e esplêndido espaço. Enfim, manda quem pode obedece quem deve!

Espero sinceramente que, agora vencida a providência cautelar o espaço seja posto ao serviço da cultura e da população, foi para isso que foram investidos largos milhares de euros.

Sei que só terminou a providencia cautelar, mas também sei que o tempo tudo amolece e que as divergências outrora insanáveis tendem a esbater-se.

Abram o espaço que a população do concelho merece-o.

 

feito, revisto e publicado por, José Paulo de Sousa às 10:23
ligação do post | comentar | favorito
19 comentários:
De Manuel Ramos a 4 de Novembro de 2006 às 14:58
Por que é que não metem lá também um clube de canoagem, o pessoal do BTT, os amigos da Sueca ou a sede do PSD (bem precisa)?
Afinal, são uns bons 575,5 m2 cobertos e há por aí muita gente precisando de uma sede! Chamar-lhe Casa da Cultura é, em Silves, verdadeiro eufemismo. Voltará é a ser Matadouro, se acabarem por se instalar no mesmo local - como propõe o acórdão- o Celas, a CMS e a tal fundação que ninguém ainda conhece (salvo os membros fundadores, é claro). Falar em dinheiro dos contribuintes também não é propriamente muito transparente: primeiro, porque o projecto foi realizado por um, então ainda, membro do CELAS; segundo, porque grande parte das verbas são de fundos comunitários aprovados somente em função da intenção de criar uma sede para o CELAS; finalmente, se atraso houve na abertura deste espaço, não foi só o diferendo judicial que o provocou. As obras estiveram muito tempo paradas por que a CMS meteu água no concurso de adjudicação e o Tribunal de Contas não perdoou.
Coisas para lembrar! Como também me lembro, porque fiz parte como a Drª Isabel Soares da comissão instaladora do CELAS, de que nessa altura a então vereadora da Oposição não tinha quaisquer reservas quanto à atribuição do Matadouro a uma só instituição.
Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades!
Manuel Ramos
De José Paulo de Sousa a 4 de Novembro de 2006 às 16:01
Dr. Ramos,
obrigado por mais uma visita.
Contribuintes em sentido lato , sabe que os Portugueses também contribuem para os cofres da União Europeia, daí...
Quanto à sua opinião respeito-a, como também sei que respeita a minha. Temos pensamentos diferentes, mas ao menos pensamos, tenha um bom fds . Continue a vir cá, deixe o seu contributo.
De António Baeta Oliveira a 4 de Novembro de 2006 às 15:28
Lamento que a minha fotografia esteja a ser utilizada para passar posições absolutamente contrárias ás minhas.
Chamo a isso maldade, pois poderia ter dito o que lhe apetecia sem necessidade de utilizar a minha foto. Sei que é legal o que fez, mas não é curial que junto de uma pessoa com quem não mantém nem manteve qualquer relação pessoal não tenho tido a delicadeza de lhe pedir autorização.
Digo mais. O edifício do Matadouro foi desenhado e subsidiado com um único fim, o de servir o Centro de Estudos Luso-Árabes de Silves (CELAS). O que o seu executivo tenha tentado fazer depois não tem justificação, tanto mais porque foi feito nas costas da direcção do CELAS.
Se alguma dúvida poderia ter a propósito do seu carácter, ela dissipou-se.
De José Paulo de Sousa a 4 de Novembro de 2006 às 15:44
Caro Dr. . Baeta, não o conheço, pesquisei no google apareceu-me esta foto, suponho que seja publica, mas se tanto o incomoda saiu já de lá.
Quanto aos seus outros comentários garanto-lhe que não deve estar a ver-se ao espelho.
De António Baeta Oliveira a 4 de Novembro de 2006 às 15:52
Quando procurou no Google escreveu o quê, Matadouro ou Centro Cultural de Silves?
É que para encontrar a fotografia no Google teria que escrever CELAS (Centro de Estudos Luso-Árabes de Silves).
Fico a aguardar então que retire a fotografia, como informa, mas não constatei.
Quanto ao resto não comento. Fico por aqui.
De José Paulo de Sousa a 4 de Novembro de 2006 às 16:07
Celas caro senhor escrevi celas

faça um actualizar e verá que a foto não esta lá.
acho mesmo melhor ficarmos por aqui.
tenha um bom fim de semana
De António Baeta Oliveira a 5 de Novembro de 2006 às 16:14
Afinal tenho algo mais a dizer.
Fui precipitado, exagerado e insultuoso no comentário ao seu carácter.
Sinceramente, queira desculpar-me!
De José Paulo de Sousa a 5 de Novembro de 2006 às 19:48
Dr. . António baeta,
por mim não precisava das desculpas publicas,, mas estão aceites.
Quanto ao episodio já está encerrado.
seja sempre bem vindo de um lado ou outro da barricada o mais importante é o trocar de ideias. o resto são maus humores de ocasião.
De bicada a 5 de Novembro de 2006 às 02:18
isto dá.me uma certa vontade de rir ...

há tempos li no blogue do meu amigo Manuel Ramos ,digo amigo porque assim o considero ,um comentário de alguém que se insurgia com o facto do Manel ter publicado um artigo publicado neste blogue .perguntavam.lhe se havia pedido autorização ao autor deste blogue ,ao que o Manuel respondeu ,e muito bem ,que o blogue e post eram públicos e como tal não precisava da autorização do autor ,porque se a tal fosse obrigado ,sempre que publicasse algo do José Saramago teria de pedir.lhe autorização

afinal ,o meu amigo António Baeta ,sim porque o António também é meu amigo ,insurge.se ,agora ,com o facto de o José Paulo ,autor deste blogue ter publicado uma fotografia ( que pelos vistos retirou ) sem autorização dele ,sobretudo ,porque entre ambos não há relações de qualquer espécie .

1ª pergunta - mas , o Local e Blogal não é, tal como o CaosCosmos um blogue público?

2ª pergunta - e o Google , independentemente da palavra escrita ,também não é público?

3ª pergunta - acaso ,tu ,José Paulo ao publicar a fotografia não mencionaste a sua autoria?

não estou aqui a tomar posição a favor do meu amigo ,sim porque também considero o José Paulo meu amigo ,nem estou a dizer que concordo com este post

em bom abono da verdade não concordo nem com o post nem com as posições do Manel e do António ,mas isso é outra história ...

então, em que ficamos?

a um exige.se um pedido de autorização e o retirar da fotografia
( e o parvo retira )
e ao outro
...


moral da história ...

... uma história sem moral


maria gabriela ( vulgus bicada )


De José Paulo de Sousa a 5 de Novembro de 2006 às 09:18
Gabriela minha amiga ...
Como estamos numa de amizade e fraternidade agradeço-te que me consideres publicamente teu amigo , nos tempos que correm ...
já não gostei do parvo , mas enfim vindo de quem vem tem aceitação :)
sabes porque retirei a foto? porque se ela ficasse o que ficaria deste meu post era mesmo a controvérsia da foto e eu escrevi-o pela ideia, minha ideia! Por isso às malvas a foto, é só ter tempo e tirarei eu próprio a dita a não ser que algum dos leitores silenciosos e outros menos silenciosos, ou , mesmo tu tenham uma e que queiram fazer o favor de ma ceder . E já agora que é que andas a fazer a escrever textos ás 2. 18 da madrugada não são horas estar a descansar quentinho no teu chambre?
um beijo deste teu amigo.
8 de Março? como estamos?
De bicada a 5 de Novembro de 2006 às 17:28
Zé Paulo!
a nossa amizade vem de há muito ,e é precisamente nos momentos difíceis que se vêem os verdadeiros amigos ... além disso ,a minha memória não é curta ... e por não ser curta ,saiu.me um "parvo" assaz infeliz ,mas tão só ternurento ... já devias estar habituado ... sobretudo porque nós ,os aquarianos ,temos uma maneira muito peculiar de manifestar a nossa ternura ... desculpa ,sim?
além disso ,tenho princípios que jamais esquecerei ou abandonarei ,e se antes do 25 de Abril não tive receio de tomar posições públicas ,não é agora que vou deixar de me manifestar ...
não tenho ambições políticas ... mas nada nem ninguém me impede ou impedirá de agir se achar que o devo fazer ... o que duvido face à realidade presente e ao futuro que se adivinha

não ,Zé Paulo ,não tenho alguma fotografia dos "Passos da Discórdia" mas , se quiseres ,não me custa nada tirar uma e enviar.te

o 8 de Março ,será ,mais um projecto comum ,e que, muito em breve ,( espero ) ,apresentarei a todos os de direito ... faltam acertar pormenores mínimos ... me espera ,camarada!!!!!!!

ihihihihihihihihiihihhiihih

beijos e bicadas ( à escolha )

maria gabriela
De José Paulo de Sousa a 5 de Novembro de 2006 às 19:50
Eu entendi o " parvo" :)
Até amanhã ...
De Manuel Ramos a 6 de Novembro de 2006 às 18:08
Permite-me corrigir, cara Gabriela, quanto ao que disseste: eu não citei ou reproduzi o texto do autor deste blog. Limitei-me a "lincá-lo", qualquer coisa que muito se assemelha à nota de rodapé nos livros e que,por inerência profissional deves saber, não é ilegal nen carece de autorização do autor. Agora uma foto que pelo autor é indicada como tendo "copyright" ( e é o caso), é outra loiça.
Um abraço.
De José Paulo de Sousa a 6 de Novembro de 2006 às 18:45
amiga Gabriela , responde mas perdes tempo! o Dr. . ramos quando mete uma coisa na cabeça ... :) vá agora a serio já me entendi com o Dr. baeta. a foto ta fora, não percam tempo com minudências ... muito me engano ou ainda vou ter de abrir mais alguns comentários.
e ninguém faz o favor de comentar o meu post , que considero de longe melhor os homens de kilt ?
De hjnc a 5 de Novembro de 2006 às 23:42
Eu só comento o seguinte, abram o espaço,´antes que ganhe mofo.
O espaço é lindissimo para estar fechado por "lutas mesquinhas"...não me interessa para qeum ou quê... Abram, por favor o espaço , Silves merece...
De José Paulo de Sousa a 6 de Novembro de 2006 às 08:01
nunca estive tão de acordo contigo. não terás tu uma foto do espaço? se tiveres cede a sua utilização a este humilde bloguista, é que com tanta chuva e péssima luminosidade não dá para tirar, agora, uma condigna.
De cn a 8 de Novembro de 2006 às 02:11
e que tal aquela que sai sempre no boletim municipal, não é foto é desenho. Sera que serve?
cn
De beneficio da duvida...jamais a 6 de Novembro de 2006 às 17:11
"Estavas no Éden, jardim de Deus; toda pedra preciosa era a tua cobertura: a sardônia, o topázio, o diamante, a turquesa, o ônix, o jaspe, a safira, o carbúnculo, a esmeralda e o ouro; a obra dos teus tambores e dos teus pífaros estava em ti; no dia em que foste criado, foram preparados. Tu eras querubim ungido para proteger, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti. Na multiplicação do teu comércio, se encheu o teu interior de violência, e pecaste; pelo que te lançarei, profanado, fora do monte de Deus e te farei perecer, ó querubim protelar, entre pedras afogueadas. Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti"
De José Paulo de Sousa a 6 de Novembro de 2006 às 17:26
fantastico, sejas lá quem fores.

Comentar post

Eu

últ. comentários

É uma perspectiva interessante, da qual as pessoas...
Então aconselho que leias ao menos as seguintes ob...
...E PAGA AS PORTAGENS QUE O CONTRIBUINTE NÃO TEM ...
blabla bla...mas andaste 4 anos a comer do estado!...
Vª Exª é que se auto intitulou não fui eu ...
E um estúpido é um estúpido.
Feirante é Feirante e ponto final. Qual o problema...
José Paulo Sousa, ainda não percebeste que há uma ...
Termin7ologia do portal da empresa Qual a diferenç...
como vê sou muito mais tolerante e educado do o ca...

Recentes

eu não vou pedir desculpa...

memórias (7)

memorias (6)

memorias (5)

memórias(4)

Dezembro 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

ligações

tags

todas as tags

mais comentados

26 comentários
12 comentários
12 comentários
12 comentários

Best of the best

a casa da cultura como el...

Socrates o Neoliberal

A menina que tem dois pai...

As minhas leituras (I)

pesquisar

 

Prateleira

blogs SAPO

subscrever feeds

Em destaque no SAPO Blogs
pub