Hoje não falo de mim, nem da minha terra. Transcrevo somente o que por acaso li.
" Chamo-me Maria Eugénia Rodrigues de Sampaio e Melo, sou professora do Quadro de Zona Pedagógica de Bragança,com 26 anos de serviço completados em 22 de Janeiro de 2006... Fui apunhalada pelas costas! Durante anos a fio calcorreei a pé à boleia, de carro, de comboio as escolas do distrito... 26 anos! Neste momento a minha vida é um deserto onde o próximo poço com água, a escola onde fui colocada, se situa a cento e muitos quilometros da minha casa...
Sou professora, mãe, esposa e uma cidadã exemplar, pois tenho cumprido com brio e uma dedicação extrema a profissão que abracei com com ânimo. O País deve-me muito mais do que me paga. É com um brilhozinho nos olhos que recebo em minha casa os meus antigos alunos, já homens e mulheres com filhos...(...)Hoje, estou desiludida e farat deste País que nada me dá em troca.
Como prémio pela minha dedicação, nunca tive possibilidades de gozar as minhas férias como qualquer funcionário o faz, com a tranquilidade que me permitisse "descançar":Onde será que vou "parar" no próximo ano?(...) O ambiente familiar sempre dependente da sentença (colocação)que me seria imputada pelos meus crimes...
Agora a sentença está ditada e a pena pelos meus crimes foi o desterro a cento e muitos quilometros de casa sem poder apelar a qualquer instância.(...)
Será que me condenaram por ser professora do 1º ciclo, uma das que nada fazem ganham bem e estão de férias todo o ano? As dezenas de escolas, as centenas de alunos que sempre ameipoderão responder por mim. (...)Será que o juiz que me condenoue lavrou em acta a sentença sabe ou saberá um dia quantas cabeças cheias de piolhos lavei?, Quantos quilometros de unhas sujas e imundas cortei, quantos livros para os meus alunos comprei do meu bolso... quantos alunos trouxe ao médico no meu carro e voltei a levar à aldeia fora de horas?
Não fui só professora, fui médica, enfermeira, conselheira, amiga, jardineira de espaços degradados, palhaço, técncia de informática, por vezes... muitas vezes mãe e confidente dos meus alunos.(...)
Estou cansada de fazer sofrer ano após ano a minha familia, de a ter abandonado quando mais precisaram de mim e de ser humilhada na comunicação social e pelos "mandantes" deste país.
Com que forças, com que motivação vou enfrentar os meus alunos se ... estou doente, triste, amarguradae desiludida com tudo e todos? Peço uma explicação, uma justificaçãopara o pesadelo que estou a viver, eu e a minha familia. Quero acordar um dia e ver que o sol brilha para mim também, que voltei a ser um ser humano respeitado e com direitos e que valeu a pena ter dedicado uma vida à minha profissão .
Cem quilometros de estrada em Lisboa não são cem quilometros de estrada em Bragança. Nou sou criminosa sou professora do 1º ciclo."
Em Tribuna Livre - Diário de Noticias 7 de Setembro de 2006
Palavras para quê?
Ninguem reclama, ninguém barafusta...
Se enquanto povo somos assim conformados só temos o que merece-mos.
Já agora salva-se o resultado de ontem Finlandia 1 Portugal 1 ( Nuno Gomés é claro ) :)
Até