Segunda-feira, 3 de Setembro de 2007

O feriado

Hoje acordei à hora do costume ou seja cedo... senti que algo de estranho se passava, as obras na casa ao lado da minha estavam silenciosas , logo elas que me acordam com barulho cantado de martelos, betoneiras, hoje acordaram-me com um silêncio ensurdecedor..., enfim talvez tenham ido trabalhar para outra obra, sim porque hoje é segunda-feira, tenho a certeza porque vi a União Desportiva   Messinense a ganhar ao Olivais e Moscavide e depois televi a vitória do glorioso no estádio Madeira a trucidar o Nacional, segunda-feira sem duvida.

Saí em direcção ao café do costume e lá estavam os funcionários e clientes do costume, mas sentia-se algo de diferente no ar apesar de estar tudo igual..., comentava-se o falecimento do Sr. Joaquim - o cobrador da União Desportiva, dos Bombeiros, do Terra Ruiva, que tinha decidido abandonar-nos em Armação de Pera,  -, após a leitura dos dois jornais que diariamente leio, o DN e a Bola, decidi que eram horas de ir cumprimentar o pessoal da Caixa Agrícola, como faço todas as manhas, ao entrar e a ter de introduzir o código para desactivar os alarmes descobri o que de estranho o ar me sussurrava era o dia 3 de Setembro, era o dia da retomada do Castelo de Silves aos árabes pelo nosso rei D. Sancho, era o dia do feriado municipal. Como sabem não sou algarvio sou messinense adoptado, e perdoem-me aquilo que vou dizer, na Vila de Messines este dia não é vivido, não sei se por rivalidade com a cidade sede do concelho se por não ser interiorizado , só sei que o dia 8 de Março apesar de não ser feriado é muito mais vivido e comemorado pela sociedade civil, será o três de Setembro um feriado anacrónico? não sei nem me compete a mim dissertar sobre ele só sei o que a minha vista me permite ver aqui em São Bartolomeu de Messines o feito do nosso rei de antanho não tem qualquer relevo... será que não devíamos todos, sociedade civil e poderes instituídos pensar um bocadinho nisso?

feito, revisto e publicado por, José Paulo de Sousa às 10:20
ligação do post | comentar | favorito
|
3 comentários:
De Nora Codruta Curta a 7 de Setembro de 2007 às 07:04
Dear Jose Paulo,
Where have you been in your summer holiday? No photos, no comments, no trip journal on your personal blog.
Nora
De Ailéh a 10 de Setembro de 2007 às 14:56
Em tempos do outro senhor, soavam os foguetes e ouvia-se e via-se a banda.
No 3 de setembro e o 8 de março a vila cheirava a festa.Partilho da opinião de que o 8 de março é maissignificativo para os messinenses e acredito, que se um dia a vila vier a usufruir de um feriado municipal, será dia do nascimento de joão de deus com toda certeza, e digo mais ainda que o oito de março ainda cheira a festividade, por causa de um grupo de carolas teimosos que não deixam que o dia perca o encanto.
De Carolina da Barragem a 19 de Setembro de 2007 às 00:33
Mas olhe que até na sede do Concelho, a dezassete quilómetros de distância, o dia 3 de Setembro só foi percebido por alguns. Sim, porque nem todos andam, na Avenida Marginal de Silves, de galga no ar, de modo a ler os outdoors colocados no cruzamento da Ponte. Sim, meu Amigo, só aí, se podia ler o calendário das Comemorações ( ? ) do 3 de Setembro.... A Subidinha do Rio Arade que nunca foi realizada. Olhe que é preciso muita imaginação!!! Entretanto, aquelas coisinhas para o comprido, com os eventos culturais da Câmara Municipal, colocadas em alguns pontos considerados estratégicos, pelo menos aqui na Vila de Messines, só foram colocados alguns dias após o 3 de Seteembro. Por isso, nem em Silves, sede de Concelho, nem nas freguesias ( pelo menos nesta ) foi dado qualquer destaque ao Dia da Cidade .Já lá foi o tempo. Agora as Comemorações são outras...

Comentar post

Eu


follow Jpaulosousa at http://twitter.com

O tempo na Vila

site meter

últ. comentários

É uma perspectiva interessante, da qual as pessoas...
Então aconselho que leias ao menos as seguintes ob...
...E PAGA AS PORTAGENS QUE O CONTRIBUINTE NÃO TEM ...
blabla bla...mas andaste 4 anos a comer do estado!...
Vª Exª é que se auto intitulou não fui eu ...
E um estúpido é um estúpido.
Feirante é Feirante e ponto final. Qual o problema...
José Paulo Sousa, ainda não percebeste que há uma ...
Termin7ologia do portal da empresa Qual a diferenç...
como vê sou muito mais tolerante e educado do o ca...

Recentes

eu não vou pedir desculpa...

memórias (7)

memorias (6)

memorias (5)

memórias(4)

Dezembro 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

ligações

tags

todas as tags

mais comentados

26 comentários
12 comentários
12 comentários
12 comentários

Best of the best

a casa da cultura como el...

Socrates o Neoliberal

A menina que tem dois pai...

As minhas leituras (I)

pesquisar

 

Prateleira

blogs SAPO

subscrever feeds