Segunda-feira, 16 de Abril de 2007

Os azulejos que pedem ajuda

Há dias assim, passo por este conjunto de azulejos, todos os dias a caminho do escritório, nunca me tinha chamado à atenção, mas desta vez reparei.

Para quem é daqui está na casa onde viveu a " Rosa Espanhola" grande companhia da hora do chã e dos mexericos na casa da Dona Aristótelina, mesmo, mesmo a seguir ao café Aliança do grande timoneiro da União Desportiva Messinense - " José Piasca ".

Está lá e desde 1961.

Está em risco de cair, não desaparecerá pois já eu e muitos antes de mim a fotografaram.

De qualquer forma alerto a autarquia na pessoa do senhor presidente da junta de freguesia de São Bartolomeu de Messines, para dentro do possível contactar as entidades responsáveis no sentido de tentarem retirar para lugar seguro o conjunto de azulejos ou outra solução qualquer, para isso há técnicos .

Aproveito para deixar aqui uma pequena biografia que saquei da net .

Natural de São Bartolomeu de Messines. Poetisa. Estudou em Beja e também aí casou com o jornalista Francisco do Carmo Cota. Iniciou a sua actividade de poetisa desde muito cedo, dando o seu contributo em inúmeros jornais e revistas. Por diversas vezes concorreu a jogos florais, atingindo a sua produção poética um número superior a 4.000 títulos. Preparava o seu primeiro livro intitulado «Poesias» quando faleceu, prematuramente, de parto, na maternidade Alfredo da Costa. No ano a seguir à sua morte, publica-se então o livro «A voz e o sonho».

 

 

feito, revisto e publicado por, José Paulo de Sousa às 00:13
ligação do post | comentar | favorito
|
7 comentários:
De Tonyy a 16 de Abril de 2007 às 19:19
Isso é uma emergência mande lá os bombeiros e guarde-os no quartel até melhor solução! Agora veja lá não arranje outro museu!
De Maria Gabriela Martins a 18 de Abril de 2007 às 00:13
e porque não? tem alguma coisa contra os museus?
pense bem antes de responder
De Tonyy a 20 de Abril de 2007 às 16:38
"Isso é uma emergência mande lá os bombeiros e guarde-os no quartel até melhor solução! Agora veja lá se arranja outro museu!" corrigido.
De Maria Gabriela Martins a 18 de Abril de 2007 às 00:11
começo por constactar a infelicidade do comentário que me antecede, mas, infelizmente, há gostos para tudo...
agora quanto ao teu post, deixa.me dizer.te algumas coisas que considero assaz pertinentes .
primeiro, lamento que tenhas retirado essa biografia da Net .se no percurso de tua casa para o escritório, ou vice.versa, tivesses passado pela Casa Museu João de Deus, eu teria imenso gosto em oferecer.te um exemplar da Maria Antonieta Júdice Barbosa, escrito pelo "nosso" ( ouso assim dizê.lo porque te considero como tal ) conterrâneo João Vasco Reys, lançado na Casa Museu há anos ,na presença de um das irmãs da poeta. um trabalho de investigação e pesquisa levado oa ínfimo pormenor, muito bem feito e com muito nível e qualidade .mais .nessa altura, ainda o senhor teu sogro era vivo - e se essa placa se encontra nessa casa, ao Sr. Vargas se deve - chamámos, repara, nessa altura, chamámos ,o teu sogro, o João Vasco e eu mesma, a atenção dos Autarcas presentes - Câmara e Junta de Freguesia - para a necessidade de restauro do prédio ... só que as prioridades foram outras. o Sr. teu sogro faleceu, os livros ficaram ,mas a casa encontra.se como se vê, porque talvez seja mais fácil deixá.la ruir ... não são só os azulejos que devem ser salvaguardados, meu Amigo. são as MEMÓRIAS. será que poderemos dar.nos ao luxo de perdê.las? deixo.te a quetão, bem mais pertinente ,em meu entender ,do que o "diz que disse" do comentário que me precede.
e se quiseres encabeçar um movimento de recuperação desse património ,conta comigo ,porque pelo menos o acervo documental da POETA encontra.se tratado e salvaguardado na Secção de Reservados da Casa Museu João de Deus... mas não chega, como sabes!

um abraço.
De José Paulo de Sousa a 18 de Abril de 2007 às 08:07
minha boa amiga,
como sabes temos um percurso conjunto de anos e projectos. só me admiro como duas prsonagens tão diferentes começando no genero... ainda conseguem trabalhar juntos engendrar projectos ???!!!:)
Quanto ao resto, a tua casa Museu ao domingo está fechada :) o livrinho vou lá reclama-lo :) o resto de momento as minhas prioridades não são essas , alertei quem de direito e agora está na altura de começar a descançar ...
um beijinho.
ps quanto ao comentario do anónimo tony que queres que te diga :)
De Maria Gabriela Martins a 19 de Abril de 2007 às 17:43
mas é ,precisamente ,essa divergência que nos faz trabalhar bem ( nisso somos muito semelhantes ) e ter tantos projectos juntos ( também aqui temos muito em comum ) .afinal as divergências são em género e número

o encerramento da Casa Museu João de Deus ( que já não de tua responsabilidade ) ao domingo ,não serve de desculpa .há outros dias e folgas na semana ... e quanto ao movimento ... é pena que seja uma das tuas prioridades .por todas as razões ,deveria sê.lo .pensa e fica bem

um abraço!
De Ailéh a 20 de Abril de 2007 às 10:29
Abro apenas o véu da obra de Maria Antonieta Júdice Barbosa

SENTIR

Não estou só!
E que esteja ?...
Minha alma não deseja
companhia!...
Não estou triste!
E que esteja?
Minha alma não deseja
Alegria!...
Estou bem assim sozinha e triste!...
Nada quero ...
Nem ninguém...
Neste louco anseio
em que espero ...
Alguém!!!

Bom fim de semana .

Comentar post

Eu


follow Jpaulosousa at http://twitter.com

O tempo na Vila

site meter

últ. comentários

É uma perspectiva interessante, da qual as pessoas...
Então aconselho que leias ao menos as seguintes ob...
...E PAGA AS PORTAGENS QUE O CONTRIBUINTE NÃO TEM ...
blabla bla...mas andaste 4 anos a comer do estado!...
Vª Exª é que se auto intitulou não fui eu ...
E um estúpido é um estúpido.
Feirante é Feirante e ponto final. Qual o problema...
José Paulo Sousa, ainda não percebeste que há uma ...
Termin7ologia do portal da empresa Qual a diferenç...
como vê sou muito mais tolerante e educado do o ca...

Recentes

eu não vou pedir desculpa...

memórias (7)

memorias (6)

memorias (5)

memórias(4)

Dezembro 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

ligações

tags

todas as tags

mais comentados

26 comentários
12 comentários
12 comentários
12 comentários

Best of the best

a casa da cultura como el...

Socrates o Neoliberal

A menina que tem dois pai...

As minhas leituras (I)

pesquisar

 

Prateleira

blogs SAPO

subscrever feeds