Sábado, 14 de Abril de 2007

Assembleia dos Bombeiros Voluntários

Conforme anunciado, realizou-se ontem a Assembleia Geral dos Bombeiros de São Bartolomeu de Messines.

Como uma assistência superior ao habitual, com a presença de muitos bombeiros e, do senhor Presidente Honorário dos Bombeiros senhor José Inácio.

Foram aprovados orçamento e relatório e contas e sobre a situação de São Marcos foi aprovado por unanimidade o documento abaixo transcrito que será enviado para a comunicação social.

Mais foi deliberado, unicamente para reforçar a situação que existe, que os Bombeiros de São Bartolomeu de Messines , continuarão a prestar todo o serviço em São Marcos, mesmo sem ajuda da junta de freguesia, como alias fazem em Tunes e em todas as outras freguesias do concelho quando são chamados a suprir carências existentes.

Aqui vos deixo o documento:

Ainda o encerramento da secção de São Marcos da Serra dos Bombeiros Voluntários de São Bartolomeu de Messines

 

Pergunta-se com enorme frequência o porquê do encerramento da secção de São Marcos, tem-se lido, escutado e pasmado sobre o que as pessoas pensam sobre o assunto. A maior parte das opiniões só se entendem por ignorância ou má fé, senão vejamos: A direcção da Associação Humanitária de São Bartolomeu de Messines, tomou posse, totalmente renovada em Maio de 2006 e, encontrou a corporação neste estado, com pessoal a menos para a realização das tarefas necessárias, com pessoal a mais para as capacidades financeiras da corporação.

De imediato se realizou um diagnóstico e se detectou que esta Associação, que se caracterizava por um equilíbrio financeiro – o passivo em Dezembro de 2005 era de 19.642,26 -, se aproximava rapidamente do desequilíbrio financeiro, qual o motivo ? Rapidamente se detectou a causa.

Quando os Bombeiros de São Bartolomeu de Messines assumiram a secção de São Marcos a mesma estava a funcionar com dificuldades inerentes a todas as Associações de Bombeiros ás quais não fugia a nossa congénere e amiga Corporação de Silves. Por razões de proximidade entendeu-se que seria mais fácil a secção ser gerida por São Bartolomeu de Messines, a direcção e comando de então aderiu à causa com um único intuito, servir as populações. Os apoios eram muitos, as palavras amigas mais ainda, a vontade de servir imensa. Só que e há sempre um que a Secção de São Marcos estava a contabilisticamente a dar um prejuízo mensal de 3.000,00. Sim o comando sabe que a saúde e os meios de socorro para as populações não tem preço. Sabe também que a Associação tem de cumprir as suas obrigações salariais, fiscais e legais. Sabe também que tem um corpo de efectivos do quadro que tem de receber a tempo e horas os seus vencimentos. Sabe também que 3.000,00 vezes catorze meses são 42,000.00. sabe que isto ia por em risco não só a secção de São Marcos como a própria corporação de Messines.

Neste sentido em três de Julho a Direcção e o Comando, tentaram encontrar apoios nas entidades que tem a seu cargo o bem-estar das populações, assim fizeram-se ofícios  à Junta de Freguesia de São Marcos da Serra, Câmara Municipal de Silves e Comandante Distrital dos Bombeiros do Algarve, onde “… se alertava para a situação e se comunicava a pretensão de encerrar temporariamente a secção, por motivos de falta de pessoal e também financeiros, e que a secção funcionaria até ao mês de Setembro com um piquete de emergência.”

A primeira reacção foi a do senhor Comandante Distrital que solicitou à Associação através do Comando a manutenção da Secção até 31 de Dezembro.

Sem resposta da Câmara, nem da Junta de Freguesia de São Marcos da Serra, a Associação solicitou uma reunião com a Exmª Senhora Presidente da Câmara, onde com a participação da Direcção e do Comando, foi transmitida a gravidade da situação e pedido apoio. A resposta foi negativa, não havia disponibilidade financeira.

No dia 31 de Agosto, realizou-se uma reunião alargada no Quartel dos Bombeiros Voluntários, em que participaram para além da Direcção e do Comando, as seguintes entidades, Câmara Municipal de Silves, representada pelo senhor vereador José Manuel Alves, Junta de Freguesia de São Marcos da Serra, representada pelo senhor presidente José Folgado e o senhor Comandante Distrital dos Bombeiros senhor Vaz Pinto, nesta foi explicada a gravidade da situação e feita uma proposta, - As entidades Câmara Municipal de Silves e Junta de freguesia de São Marcos da Serra, suportaria, 1.500,00 euros mensais e a Associação iria tentar obter os outros 1.500,00 através de donativos e outras acções de sensibilização. Sem qualquer contrapartida a Associação comprometeu-se a manter a secção aberta até Dezembro de 2006., mas alertando que se se mantivesse a presente situação seria pelas razões expostas a encerrar a secção.

Da Câmara Municipal de Silves a resposta à última proposta foi o silêncio.

Da junta de freguesia de São Marcos e após reunião posterior realizada nas instalações da junta de freguesia a resposta foi negativa, com a agravante de terem suspendido o subsídio de 500,00 euros mensais.

Foi esta a situação e foram estes os factos, as entidades que deveriam zelar pelas populações ainda que alertadas várias vezes pela corporação optaram por nada fazer.

A Associação de Bombeiros Voluntários de São Bartolomeu de Messines, comunicou ás entidades por ofício de 29 de Dezembro de 2006 o encerramento da Secção e fechou as suas contas com um prejuízo de 69.328,05.

A realidade é esta e não outra.

 

São Bartolomeu de Messines, 13 de Abril de 2006

 

 

A Direcção

 

 

 

 

 

O Comando   

feito, revisto e publicado por, José Paulo de Sousa às 09:58
ligação do post | comentar | favorito
|
1 comentário:
De fotosfalantes a 14 de Abril de 2007 às 22:41
Olá boa noite
Sobre este assunto só quem não sabe pelo que passam todas as corporações de Bombeiros e as recusas de ajuda não contando com os atrasos nos pagamentos pode condenar as Direcções e os Comandos dos mesmos é pena ma sé o que temos claro que não é bom e até injusto que tenha que ser assim mas eu compreendo isso .

Bem Hajam todos os Bombeiros e todos os que Voluntariamente dão o seu melhor em troco de nada
Bem hajam e espero que seja passageiro esse problema

Comentar post

Eu


follow Jpaulosousa at http://twitter.com

O tempo na Vila

site meter

últ. comentários

É uma perspectiva interessante, da qual as pessoas...
Então aconselho que leias ao menos as seguintes ob...
...E PAGA AS PORTAGENS QUE O CONTRIBUINTE NÃO TEM ...
blabla bla...mas andaste 4 anos a comer do estado!...
Vª Exª é que se auto intitulou não fui eu ...
E um estúpido é um estúpido.
Feirante é Feirante e ponto final. Qual o problema...
José Paulo Sousa, ainda não percebeste que há uma ...
Termin7ologia do portal da empresa Qual a diferenç...
como vê sou muito mais tolerante e educado do o ca...

Recentes

eu não vou pedir desculpa...

memórias (7)

memorias (6)

memorias (5)

memórias(4)

Dezembro 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

ligações

tags

todas as tags

mais comentados

26 comentários
12 comentários
12 comentários
12 comentários

Best of the best

a casa da cultura como el...

Socrates o Neoliberal

A menina que tem dois pai...

As minhas leituras (I)

pesquisar

 

Prateleira

blogs SAPO

subscrever feeds