Segunda-feira, 12 de Março de 2012

O que será São Bartolomeu de Messines daqui a 20 anos?

Foi, esta a questão com que se fechou o painel S. B. Messines: Presente e Futuro no passado dia 10 de Março de 2012.

 

Sobre isto tenho uma ideia que resolvi partilhar...

 

A Vila não pode ser dissociada das suas gentes, das suas empresas, das suas entidades das suas colectividades, sem estas a Vila daqui a 20 anos será um amontoado de ruínas sem muito interesse exceptuando os Monumentos existentes já hoje e uma grande caratera de saudade,sim porque sem gentes , sem empresas, sem entidades , sem colectividades até o Penedo Grande será transladado para a encosta do Castelo.

 

Cabe aos Messinenses ter uma palavra sobre a coisa, rapidamente estaremos confrontados com a agregação de freguesias parece que o concelho segundo os critérios volumétricos será para reduzir a 4 ou 5 freguesias e o empurrão lógico que nos irão propor será a agregação São Bartolomeu de Messines / São Marcos da Serra e como é evidente com todo o respeito pelas gentes  boas de São Marcos da Serra será um presente envenenado tipo a maçã vermelha e viçosa que a bruxa má deu à Branca de Neve, pois que será uma área enorme com uma população diminuta que não irá trazer um acréscimo de receitas nem por parte do poder central , nem por parte do poder local, pois que o rácio população m2 irá decrescer enormemente e daí o cair das expectativas económicas e o aumento exponencial das despesas... este será um dos primeiros desafios que irão condicionar o que será esta terra enquanto comunidade daqui a 20 anos.

 

Outra das grandes decisões que os habitantes desta Vila tem que tomar é o que querem eles proprios da sua terra? Quererão continuar a protestar em surdina a dizer mal do que se faz a estimular rivalidades de capela ? ou quererão unir-se em torno das causas por que vale a pena lutar?  Será esta outra das realidades que irá condicionar o que seremos daqui a 20 anos!

 

Uma das matrizes que irá implicar o que seremos daqui a 20 anos será a qualidade e a quantidade das instituições que temos e quais aquelas é que irão conseguir resistir aos ataques mais ou menos velados que irão surgir de quem não gosta da terra mas que está em condições de dificultar a vida ás Instituições enquanto se arrastar lazarenta pelos lugares de decisão. 

 

Dito isto e sabendo como estamos numa altura excepcional é necessário que se tomem medidas excepcionais que se calhar até se afastam um pouco de critérios racionais e de excessiva prudência e medidas essas que poderão dar a possibilidade de que as Instituições que queremos vivas e pujantes daqui a 20 anos não se extingam exauridas até lá... porque para lá chegarem tem que receber os apoios necessários sobre a hipótese de daqui a 20 anos se chegar e concluir -  que sim fomos muito racionais, fomos muito prudentes mas destruímos com tanta racionalidade e prudência o futuro.

 

Que será S. B. de Messines daqui a 20 anos? o que eu, tu, vocês quiserem, mas as decisões não são dos outros nem são de tomar amanhã ... as decisões são nossas no colectivo e terão de ter sido tomadas já ontem de preferência...

 

Até já!

feito, revisto e publicado por, José Paulo de Sousa às 14:02
ligação do post | comentar | favorito
|
1 comentário:
De Fantasma a 14 de Março de 2012 às 22:06
Sabia que Isabel Soares no fim do mês vai dar o fora...

Comentar post

Eu


follow Jpaulosousa at http://twitter.com

O tempo na Vila

site meter

últ. comentários

É uma perspectiva interessante, da qual as pessoas...
Então aconselho que leias ao menos as seguintes ob...
...E PAGA AS PORTAGENS QUE O CONTRIBUINTE NÃO TEM ...
blabla bla...mas andaste 4 anos a comer do estado!...
Vª Exª é que se auto intitulou não fui eu ...
E um estúpido é um estúpido.
Feirante é Feirante e ponto final. Qual o problema...
José Paulo Sousa, ainda não percebeste que há uma ...
Termin7ologia do portal da empresa Qual a diferenç...
como vê sou muito mais tolerante e educado do o ca...

Recentes

eu não vou pedir desculpa...

memórias (7)

memorias (6)

memorias (5)

memórias(4)

Dezembro 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

ligações

tags

todas as tags

mais comentados

26 comentários
12 comentários
12 comentários
12 comentários

Best of the best

a casa da cultura como el...

Socrates o Neoliberal

A menina que tem dois pai...

As minhas leituras (I)

pesquisar

 

Prateleira

blogs SAPO

subscrever feeds