Domingo, 12 de Junho de 2011

...

Hoje a Vila está ou vai estar prenhe de espírito santo, é verdade vão ser celebradas em pleno Algarve as festas do divino espírito santo, que venha ele.

 

Não sou moço de procissões nunca fui nunca serei, por isso hoje vou ficar com uma falta a vermelho lá na caderneta do destino final.

 

Mas sempre fui muito pouco apologista dessas coisas mundanas de andar em procissões ... oh pá que querem?!?  andar em fila uns atrás dos outros na beirinha da estrada não faz o meu género, mas não condeno, quem sou eu?! quem goste de andar na carreirinha.  mas e note-se que quem fala não é algarvio de nascimento nem nada e criado em são Bartolomeu de Messines, mas tenho visto, apesar do trabalho do padre brito do ò as tradições da Vila a terem dificuldade em se manterem e agora com pompa e circunstância um estrangeirismo completamente desenraizado chegou, como disse atrás nada me move contra o Espírito Santo, muito pelo contrário, mas faz-me lembrar uma passagem do evangelho que ouvi várias vezes na Igreja Matriz de São Bartolomeu de Messines, em que um profeta, (cujo nome não me vem à memória, nem com o auxilio do divino espírito santo) clamava contra o esquecimento dos costumes do povo e a sua substituição por estrangeirismos, por tradições forasteiras e no sermão subsequente falou-se da actualidade e da miríade de coisas novas que iam afastando o crente jovem ou menos jovem das tradições ancestrais, das origens da terra e hoje temos cá as festas do divino espírito santo com ao que dizem cozinheiro e tudo...

 

Mais uma vez digo quem quiser que vá , mas se for ao menos vá pela fé no divino e já agora desculpem-me a graça, mas o crédito agrícola a publicitar o Espírito Santo??? quando será que veremos o BES a patrocinar santa agrícola causa.

 

Até já... e não se esqueçam de ouvir o musico que descobriu Messines, nos últimos tempos um senhor dos instrumentos de sopro Rao Kiao esse sim poderá levar-me a dar um saltinho a assistir à santa missa também conhecida por eucaristia dominical isto se conseguir desenvencilhar-me de uma reunião de trabalho que marcaram a uns clientes meus para as dez e trinta de hoje domingo das festas do divino espirito santo, esta Vila está mesmo a ser invadida de tradições forasteiras, que o espírito santo nos dê tino e nos indique o caminho... amem!!!

feito, revisto e publicado por, José Paulo de Sousa às 09:15
ligação do post | comentar | favorito
|
5 comentários:
De Fantasma a 12 de Junho de 2011 às 12:44
Há todo o interesse em acompanhar nao só ,no espirito santo, assim como também, nos Santos S.Pedro, S.Portas e Santa Isabel, tendo o senhor feito partr deste altar.
De José Paulo de Sousa a 13 de Junho de 2011 às 12:08
gostava de sinceramente lhe responder se tivesse entendido o que me tentou dizer ...

até já!
De marta a 13 de Junho de 2011 às 10:59
só a titulo informativo quero dizer que estas festas do divino espirito santo permaneceram no Algarve até principios do seculo XIX, se foi daqui que partiram para os açores na idade média já não posso assegurar, só posso dizer que as ilhas foram colonizadas também por algarvios e isso é um facto! na minha opinião o " estrangeirismo" empregue não será bem a palavra ....
De José Paulo de Sousa a 13 de Junho de 2011 às 12:07
cara marta,

como é evidente sendo as ilhas dos açores território português a palavra ou expressão estrangeirismo tem que ser entendida como vindo de fora ... a titulo informativo a ultima vez que há registo das comemorações do divino espirito santo no reino dos algarves (entender reino como expressão lata e não como siginicado puro e duro da dita) foi no seculo xix e em tavira, não há memória de as mesmas terem sido feitas nesta vila ..., mas lamento que aparentemente não tenha entendido a minha ironia bes/ccam e aconselho a uma leitura do velho testamento pois que mesmos esses coevos tinham já algum sentido de humor...
até já!
De marta a 13 de Junho de 2011 às 12:43
nem sempre temos de achar graça ... ou não achar. .. ou perceber ou não perceber o que está escrito, em suma não há necessidade de justificação para se dar uma opinião, logo, não afirmei que não entendi o que escreveu, dei a minha opinião nada mais que isso , sem pretensão de criar picardia que fosse ! o tempo que passamos por aqui é tão curto ..... :) o que acho importante é a partilha e a troca de opiniões entre pessoas , contudo, agradeço o comentário que me foi dirigido.

Comentar post

Eu


follow Jpaulosousa at http://twitter.com

O tempo na Vila

site meter

últ. comentários

É uma perspectiva interessante, da qual as pessoas...
Então aconselho que leias ao menos as seguintes ob...
...E PAGA AS PORTAGENS QUE O CONTRIBUINTE NÃO TEM ...
blabla bla...mas andaste 4 anos a comer do estado!...
Vª Exª é que se auto intitulou não fui eu ...
E um estúpido é um estúpido.
Feirante é Feirante e ponto final. Qual o problema...
José Paulo Sousa, ainda não percebeste que há uma ...
Termin7ologia do portal da empresa Qual a diferenç...
como vê sou muito mais tolerante e educado do o ca...

Recentes

eu não vou pedir desculpa...

memórias (7)

memorias (6)

memorias (5)

memórias(4)

Dezembro 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

ligações

tags

todas as tags

mais comentados

26 comentários
12 comentários
12 comentários
12 comentários

Best of the best

a casa da cultura como el...

Socrates o Neoliberal

A menina que tem dois pai...

As minhas leituras (I)

pesquisar

 

Prateleira

blogs SAPO

subscrever feeds