Segunda-feira, 20 de Dezembro de 2010

Cartas ao Menino Jesus do cidadão Oscar P. desde a sua genese na decada de 60 do seculo passado, até à ultima na decade de 50 proxima futura

fui convidado a escrever uma crónica para as minhas crónicas na Voz de Silves, pela primeira vez o Jornalista deu-me um tema e uma data... o tema era o natal a data 13 de Dezembro de 2010.

 

decidi aceitar o desafio e criei o Óscar P cidadão Português nascido numa minúscula e esquecida aldeola do interior, denominada buraco do demo...

 

as crónicas cartas de natal mensagens ao deus menino estendem-se por nove décadas, desde os anos sessenta do século passado até ao natal de 2050, onde o Óscar P. parte.

 

devo já dizer que o Óscar P. é uma personagem ficcionada, mas que tem algo de mim apesar de não ser autobiográfica.

 

 

Natal de 1968, aldeia de buraco do demo,

Carta com selo de 40 centavos

 

querido menino Jesus, sou o Óscar, já deves ter ouvido falar de mim, não ligues ao que te disse a mãe do joão que ela é uma invejosa, além de não ter marido, eu portei-me bem, ajudei o avó, cuidei dos bichos, e não estraguei as botas novas, pois que andei muitas vezes descalço para não as romper, sei que deves ter muitos meninos a escrever-te, eu tive de pedir à gracinha a minha prima filha da Tia Mena, que já tem sete anos e sabe escrever, eu ainda não sei, por isso tive de lhe pedir, sei que não se deve pedir muitas coisas que o nosso querido Portugal é pobre e os pretos de África estão a querer roubar-nos, mas se puder ser gostava de ter um triciclo uma bola e que o avó tivesse muita saúde, pois ele é muito meu amigo e quando vou com ele à venda dá-me sempre um pirolito, ah e se puder ser também dá muita saúde ao senhor presidente do conselho o Dr.. Salazar que o meu avó diz que é como um pai para todos nós e o meu avó é muito velhinho, não sabe ler mas é muito inteligente por isso dá muita saúde ao senhor doutor, e não contes nada a ninguém mas sou do benfica.

Menino Jesus já acabei, vou por a carta na venda da tia Maria que a carrinha do correio vem cá para a semana isto é se o avó me der 40 centavos para o selo.

ah já me esquecia e ajuda-nos contra os pretos que o meu avó diz que nos estão a querer roubar, mas isso acho que já te disse.

 

nesse natal Óscar P. teve um par de meias, um pijama e uma bola de futebol, não era mesmo bola e também não era nova, mas até acho que a cor da bola era da cor das minhas meias velhas ..., mas era tão linda.

 

o benfica foi campeão de portugal e foi mais uma vez à final da taça dos campeões europeus com o Manchester,que perdeu por 4 a 1 no prolongamento.   

 

 

Natal de 1975, casa nova aldeia de buraco do demo

Páginas 43 a 45 do diário de Óscar P.

 

Jesus estou muito mas muito sentido contigo, sim que eu escutei com muita atenção as palavras do senhor professor de história, aquele todo vestido de preto, com cabelos muito compridos óculos redondos, que fuma muito dentro da sala de aula e que a minha avó me diz para não respirar  que aquilo não são cigarros de certeza, não sei se são cigarros que nunca fumei ,mas que o cheiro é doce e me põe zonzo e é muito diferente dos definitivos do avó é, mas não é disso que estou aqui a falar, então o senhor professor disse que o natal e por isso tu são mentiras da reacção fascista destinados a enganar e explorar os ou as, acho que foi as massas trabalhadoras, não entendi muito bem mas tive vergonha de perguntar, por isso ele diz que isso são costumes do passado e que se fosse por ele acabariam logo ali e levantou o punho esquerdo e cantou uma canção muito bonita numa língua estrangeira, eu não a entendi mas era bonita e no fim batemos palmas, mas estou muito confuso e por isso não te vou escrever este ano mas sim só aqui no meu diário, por que estive a falar com o meu avó e ele depois de me ter dado duas galhetas, disse que graças a deus muitas e graças com deus poucas e que o nosso querido Portugal está perdido e entregue a comunistas e se ele fosse mais novo ia à escola e dava nas fuças ao senhor professor, até tremeu estava a espumar que o senhor Joaquim o da venda até lhe disse acalme-se lá senhor Óscar e até lhe deu um copo de três.

Pois estou muito confuso como te disse, por isso, olha se existires e tiveres possibilidade dá-me neste natal uma pista eléctrica, sim que já temos luz na tomada, e uma bicicleta que o meu triciclo já está muito velhinho.

Benfica campeão.

 

Nesse Natal Óscar P. recebeu um par de meias um pijama um jogo da majora e uma bola de futebol mas das verdadeiras.

 

Natal de 1981, casa menos nova em buraco do demo

Folha do livro em branco

 

Ora cá estamos nós, outra vez, claro que sei que não me vais dar prendas nenhumas se tiver algumas são da mãe e do pai e do velho avó que está impossível de aturar e agora tenho que entender que tem é de mimar o raio do gaiato novo, que raio se haviam de lembrar um irmão enfim, mas este ano e no ano passado fui para a cidade lá para casas dos primos e da Tia Mena fazer o décimo ano e este ano o décimo primeiro, lá é que é vida cafés em todo o lado, cinemas, montes de coisas para fazer ali sim, aqui é um atraso e as pessoas são todas umas ignorantes, não se consegue falar nem ter uma conversa de jeito é só falar sobre os animais as feiras enfim um atraso de vida... depois de uns meses um bocado sozinho lá arranjei uns amigos e experimentei umas coisas que até me senti um bocado mal e se a minha mão sonha mata-me á porrada, mas fumei uns charros de liamba e boi-cola, cenas que vieram lá das ex-colónias que entregamos ás populações que lá viviam, tem sido dois anos fantásticos mas há duas coisas que não posso deixar de registar aqui, no primeiro de Maio do ano passado houve barraca outra vez na praça da liberdade montes de policia de choque e eu estive lá com os meus amigos a atirar pedras aqueles "chuis dum cabrão", o pior foi quando eles carregaram em cima da gente e alombei com dois porradões que até andei ligado uma semana, pensava apanhar um sermão quando o meu pai soube, mas ele disse assim é que é tas a ficar um homem eu também apanhei umas bordoadas pelas eleições do Delgado, mas a melhor do ano foi quando a AD ganhou as eleições e queima-mos a barraca da UDP, grande cena, bem tenho de ir tomar conta do bezerro, perdão do maninho, já sabes se puderes aviar uma ou duas prendas a malta agradece.

 

Nesse Natal Oscar P. recebeu um Walkman  e um par de meias e um pijama.

Benfica venceu o campeonato a taça e super taça candido de oliveira

 

 

Bar Pipa Velha, algures na cidade,

1984 numa folha de Filofax

 

eh pah cá estamos nós outra vez, tu aí nas palhinhas deitado e aqui em frente a umas bejecas...

já não te escrevi-a há uns anitos mas depois daquela cena que deixas-te acontecer ao Sá Carneiro fiquei-te com uma raiva..., mas se calhar não tiveste culpa.

pois é para te dizer que os velhos tão uma seca, não vêem nada à frente do nariz , não me entendem e tou mesmo com vontade de zarpar lá de casa, mas como estou a fazer o curso universitário ( tás a ver, sou o primeiro dos oscar p. a ir pra faculdade) tenho que aguentar... este ano correu-me bem mas tu não me deves tar a curtir muito sim eu sei consegui andar com as duas ao mesmo tempo e só descobriram uns meses depois, aquilo é que foi jogo de cintura . bem mas falando do social vê lá se ajudas a malta que isto do fmi ter vindo cá lixou o pessoal e aquela cena do teu bispo em setubal ter falado lá da fome... eu sei que é longe daqui sempre são umas quatro cinco horas a conduzir mas pah vê lá se podes fazer alguma coisa essa cena da cee deve ser o ideal mete lá uma cunha a ver se a gente entra a ver se mandam uns milhões para cá, para a gente se desenvolver para criar oportunidades para os jovens e uns subsidiozitos  até que caiam bem, bem vê lá se desenrascas um leitor de VHS lá para casa que eu vou dar a mim mesmo uma prenda e a partir de agora todos os anos tenho pelo menos uma vou comprar o Gremlins.

 

nesse natal Oscar P. recebeu um par de meias, um pijama e uma cassete vhs do gremlins que foi ver para casa da T. amiga mais velha muito mais velha com que andava enrrolado

o benfica foi campeão

 

 

London aeroporto

 

1992 posto de telecomunicações via fax

 

oh meu santo tu é que devias interceder por mim, aqui perdido no meio deste aeroporto sem ligações um nevão nunca visto, acho que não vou chegar a casa a tempo bem mas estas cenas só mesmo tu...

há oito anos que não te escrevo , mas também isto tem sido sempre a abrir acabei o curso estagiei entrei numa multinacional eu sempre te disse que esta cena da cee era fixe nunca se ganhou tao bem, o pib cresce há muito dinheiro desenvolvimento a rodos estradas carros enfim não tarda vamos deixar de ser os coitadinhos da europa e poder olhar estes gajos olhos nos olhos, prontos acho mal que se dêem subidos para não produzir, mas se dizem que é melhor assim a gente faz de conta que acredita e enquanto eles mandarem dinheiro a jorros na boa que este ano vou receber o décimo quinto, mas também tenho trabalhado como um cão sempre de avião quase sem ir a casa... a parceira é que está sempre a protestar que não lhe dou atenção e não sei mais quê, enfim gajas tem tudo não faz nenhum e ainda protesta porque não lhe dou atenção, diz que não sou carinhoso enfim deve querer que vire maricon... qualquer dia despacho-a lá pra família que há bem melhor material por aí, mais sofisticado, mais aberto, com quem se pode conversar e sem essas cenas do ir a igreja (desculpa-me) mas a tua instituição está a necessitar de um restiling, oh pah uma nova imagem não sei se me entendes!

bem vou ali comprar uns chocolates para o pessoal e uma canetazinha Dupond que ando a namorar ha uns tempos...

olha lembrei-me agora não tens numero de fax ? pois então nada feito, não vais receber esta tens que te actualizar meu menino actualiza-te monta uma empresa e saca uns subsídios e compra um fax ... até um dia destes 

 

Nesse natal oscar não chegou a casa a tempo não deu prendas a ninguém que o trabalho sabem como é não deu tempo para nada mas recebeu a sua fantástica Dupond e quando foi a casa dos velhos lá tinha umas meias e um pijama.

 

 

Pipa, Brasil,

 

1999 por sms

 

 

olá, este ano optei por um natal diferente, vim prós trópicos, como já sabes despachei a parceira, que aquilo eram missas e terços a mais, vais desculpar-me sei que era tua cliente mas enchi... e tu velhadas quase a fazer dois mil hen?:)

 

ando um bocado afastado destas cenas , mas ando cansado e tu também não fazes nada de novo não evoluis acho que tas a perder o comboio, vê lá se com o dois mil te actualizas.

 

esta cena das sms é fixe mas são limitadas aos caracteres, por isso desculpa lá qualquer coisa que eu vou mergulhar ali nas aguas da piscina que me estão a galar à bué de tempo. fica bem!

 

por cortesia do hotel oscar recebeu umas meias e um pijama, e comprou para si mesmo uma pulseira bakará muito à frente.

 

 

2006 algures no transsiberiano

 

via twitter

 

então desde há uns tempinhos não tens dito nada e eu tenho.te pago na mesma moeda, mas já sabes das novidades, alias tu normalmente sabes tudo, bazei da multinacional, decidi dedicar algum tempo a mim próprio e por isso aposto em viagens de culto, aquelas que me apetecia fazer já há muito tempo, e tu quer dizer estou farto de te alertar mas tu nada não atinas com a modernidade, não evoluis, e eu tenho.te avisado que a tua instituição está a necessitar de uma remodelação rápida, qualquer dia és substituído pelo gordo vermelho... e vê lá se checas o que se anda a dizer por ai que uns pastores teus andas a ter muitas afinidades com criancinhas olha que essa cena é crime, depois não digas que não te avisei.

bem vou gastar mais um twitter contigo a confessar-te que acho que este país não tem conserto, muitas obras e projectos que não vejo como vão ser pagos muitos putos com ordenadões mas muito pouca produtividade cheira-me que isto não tarda nada vai dar um estouro mas a gente falasse... até.

 

Numa das paragens algures em nenhures no meio da sibéria oscar p. comprou umas meias e um pijama, que a prenda a si mesmo foi a fantastica viagem.

 

 

2010 Cantina da caritas

 

via facebook

 

eh pah ao que isto  chegou ... tu não nos ligas nenhuma, o escândalo da pedofilia rebentou na tua instituição, o dolce fare niente em que este país andava mergulhado deu o berro e tu nada... tá mal.

o desemprego alastra ha cada vez mais dificuldades isto tá mesmo mau, vê lá tu que até me tornei solidário, estou aqui a ajudar a proporcionar a umas quantas pessoas algo que lhe aqueça o corpo e a alma, sim que com as prestações sociais a irem ao ar há muita mas muita gente a entrar em graves dificuldades, os políticos continuam sem rumo e é a sociedade civil a ter de se organizar a ver se isto não descamba, enfim vê lá se desces cá a baixo e se das um pouco de atenção a estas cenas que isto assim não dá, mas tu sabes tu é que és mesmo assim das o livre arbítrio e depois isto descamba... e de qualquer forma toma lá nota no teu livrinho que a prenda que eu ia comprar para mim não comprei torrei o dinheiro a comprar géneros para aqui, mas valeu a pena o sorriso daquela idosa que me tricotou umas meias feias como o demo mas que agradeci com um sorriso, vá atina que tenho de ir bulir que ainda há pessoal que não comeu.

 

 

2042 algures

 

escrito no velho moleskine

 

 

tá de resto dei por mim sem saber o que fazer e fui aquela cena que se põe a mão e se pode falar com a máquina e cravei-lhe um jantar de natal desses agora muito em moda com muitos alimento geneticamente tratados e manipulados que o bacalhau já era por isso vou juntar-me a umas quantas pessoas da minha provecta idade e vamos apesar dos alimentos serem muito diferentes tentar recriar um natal à seria como era lá na minha aldeia, mas isto é muito estranho conviver com pessoas que não se conhece em sítios que cheiram a hospital e mas que se pode fazer é o progresso e contra isso nada, já sabes que com o avanço do teu primo Ala aqui na europa tu és visto assim como algo já de estranho mas não foi nada que não te fosse avisando ao longo dos tempos e agora só pessoal como eu é que ainda te liga..., bem cheguei ao sitio vamos lá passar pela desinfecção não vá ter comigo uma bactéria do século passado.

pois este ano não há prendas parace que cairam em desuso vê lá ao que isto chegou.

 

 

2050 instituição

 

Oscar P. aproveitando a sua idade avançada é dos primeiros a poder aderir ao programa de eutanásia assistida foi essa a prenda que escolheu para si, já se desfez de todos os seus bens sente-se ao mesmo tempo fraco e confiante vai ao encontro dele!

 

Bom natal

 

 

 

 

 

 

feito, revisto e publicado por, José Paulo de Sousa às 08:29
ligação do post | comentar | favorito
|

Eu


follow Jpaulosousa at http://twitter.com

O tempo na Vila

site meter

últ. comentários

É uma perspectiva interessante, da qual as pessoas...
Então aconselho que leias ao menos as seguintes ob...
...E PAGA AS PORTAGENS QUE O CONTRIBUINTE NÃO TEM ...
blabla bla...mas andaste 4 anos a comer do estado!...
Vª Exª é que se auto intitulou não fui eu ...
E um estúpido é um estúpido.
Feirante é Feirante e ponto final. Qual o problema...
José Paulo Sousa, ainda não percebeste que há uma ...
Termin7ologia do portal da empresa Qual a diferenç...
como vê sou muito mais tolerante e educado do o ca...

Recentes

eu não vou pedir desculpa...

memórias (7)

memorias (6)

memorias (5)

memórias(4)

Dezembro 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

ligações

tags

todas as tags

mais comentados

26 comentários
12 comentários
12 comentários
12 comentários

Best of the best

a casa da cultura como el...

Socrates o Neoliberal

A menina que tem dois pai...

As minhas leituras (I)

pesquisar

 

Prateleira

blogs SAPO

subscrever feeds