Quinta-feira, 22 de Julho de 2010

Aberto à discussão

Eutanásia, vão por mim não falta tudo por ser um assunto da agenda a provocar, uma vez mais uma cisão a meio na sociedade Portuguesa, mas como segundo o calendário Maia e também, segundo o "Rei dos Gnomos" o mundo tal como o conhecemos vai acabar em 21 de Dezembro de 2012 a polémica vai ser curta.

 

Mas vamos voltar a ver de um lado os agnósticos, de outro lado a Igreja e no meio o pessoal com uma educação religiosa de origem judaico cristã - vulgo educação segundo os preceitos da Santa Madre Igreja, mas que viajam, lêem, ouvem musica e sobretudo pensam...

 

Eu encontro-me nessa enorme amalgama, não consigo aceitar que um doente terminal não possa dizer - "já basta Senhor vou ao teu encontro" - isto se for crente, ou - "já basta senhores desliguem a máquina acabem com o meu sofrimento" - digo já que não aceito com facilidade ver partir um ente querido, mas se gostamos desse ente querido não podemos egoisticamente ver o corpo a definhar a mente a partir e sentir este a sofrer isso  não sou capaz , sou mais de recordar as pessoas enquanto vivas, por isso nego-me a olhar para aquela cena tetrica de se abrir o caixão e ver alguém pela ultima vez! Não prefiro recordar esse alguém na pujança da sua vida com o seu sorriso com o brilho dos seus olhos e não um pouco de matéria já sem vida.

 

Custa-me também aceitar que eu tenha o direito de decidir, -  já chega por um terceiro - , acho que quem deve decidir é o proprio e não terceiros pois se formos por essa via, perdoem-me o sarcasmo, era ver as filas de sobrinhos de tia velha e rica a "eutanasiala" à menor dor de dentes ou espirro de banal constipação.

 

Mas acho que se devia criar institucionalizar o direito de alguém poder pedir que o deixem partir e que quem o ajude a partir não possa vir a ser acusado de ajuda ao suicídio.

 

Se esta sociedade quando tem o seu bicho de estimação a sofrer e em estado terminal, numa medida profiláctica de bom senso se apieda do animal e lhe lá o "coctai"l para a longa e grande viagem, enquanto fixa o bicho lhe faz as festas e o ver partir em paz - eu já fiz isto duas vezes sei a raiva que dá , mas também sei que há que aceitar que o sofrimento não trás redenção nem nos bichos nem nas pessoas.

 

Se assim é com os animais irracionais, porque não dar-mos aos racionais a mesma possibilidade de eles proprios decidirem que já chega?

 

Até ja! 

feito, revisto e publicado por, José Paulo de Sousa às 12:12
ligação do post | comentar | favorito
|
6 comentários:
De Tonnyy a 22 de Julho de 2010 às 14:35
Surpreendente pela positiva, parabéns! Ainda votas no bloco!
De Tonnyy a 22 de Julho de 2010 às 15:33
O cargo de primeira dama é algo que sempre me irritou mas agora que o casamento gay é possível, imaginemos que um politico da nossa praça chega a presidente e casa com um fabuloso preto da Guiné, das duas uma ou ficamos com uma primeira dama guineense, ou ficamos com um presidente a acumular as duas funções! Não sendo xenófobo nem homofóbico como português sentia-me mal representado. Gostava do teu parecer jurídico e que me elucidasses como seria o protocolo?
De José Paulo de Sousa a 22 de Julho de 2010 às 17:01
tipifica-me o cargo :)

se me der pachorra respondo-te para o e-mail que me vais enviar... se não mando-te um contacto de quem te responderá
De Tonnyy a 22 de Julho de 2010 às 17:41
Informei-me melhor e afinal o cargo não existe (nem o titulo existe em Portugal) informalmente o Senhor seria primeiro-cavalheiro. Obrigado pela disponibilidade e desculpa o tempo que te roubei.
De José Paulo de Sousa a 23 de Julho de 2010 às 07:24
sempre podia ser por analogia presidente consorte rsrsrsr(...de principe consorte)! e não me roubas-te nada

Até já
De ME a 3 de Agosto de 2010 às 10:12
Sou completamente a favor da Eutanásia... "já quis praticá-la" numa pessoa de quem até gostava muito, mas não me deixaram... essa pessoa, que sempre foi tratada com muito carinho, esteve numa cama 5 anos e, no ultimo ano de vida, mexia unicamente os olhos... o corpo? metia dó: viam-se alguns ossos e veias devido às feridas... isto não é viver, é sofrer!

Comentar post

Eu


follow Jpaulosousa at http://twitter.com

O tempo na Vila

site meter

últ. comentários

É uma perspectiva interessante, da qual as pessoas...
Então aconselho que leias ao menos as seguintes ob...
...E PAGA AS PORTAGENS QUE O CONTRIBUINTE NÃO TEM ...
blabla bla...mas andaste 4 anos a comer do estado!...
Vª Exª é que se auto intitulou não fui eu ...
E um estúpido é um estúpido.
Feirante é Feirante e ponto final. Qual o problema...
José Paulo Sousa, ainda não percebeste que há uma ...
Termin7ologia do portal da empresa Qual a diferenç...
como vê sou muito mais tolerante e educado do o ca...

Recentes

eu não vou pedir desculpa...

memórias (7)

memorias (6)

memorias (5)

memórias(4)

Dezembro 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

ligações

tags

todas as tags

mais comentados

26 comentários
12 comentários
12 comentários
12 comentários

Best of the best

a casa da cultura como el...

Socrates o Neoliberal

A menina que tem dois pai...

As minhas leituras (I)

pesquisar

 

Prateleira

blogs SAPO

subscrever feeds